Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MANGUALDE "recordar"

Mangualde, no distrito de Viseu, Beira alta, Portugal, cujo foral foi concedido em 1102 pelo Conde D. Henrique. ( todo o conteúdo do blogue é divulgação de pesquisa e não autoria de "MANGUALDE"recordar" )

MANGUALDE "recordar"

Mangualde, no distrito de Viseu, Beira alta, Portugal, cujo foral foi concedido em 1102 pelo Conde D. Henrique. ( todo o conteúdo do blogue é divulgação de pesquisa e não autoria de "MANGUALDE"recordar" )

A irmandade da Misericórdia de Mangualde

A irmandade da Misericórdia de Mangualde foi criada em 16 de Março de 1613, por alvará do rei D. Filipe II.

Inicialmente, a Irmandade foi erecta na primitiva ermida de Nossa Senhora do Castelo, construída em finais do século XIV e demolida por volta de 1836, altura em que se inaugura a nova Igreja, no topo do Monte.

O incómodo da distância da ermida à vila levou a Irmandade a sediar-se na Igreja Matriz de São Julião, onde se manteve até 15 de Agosto de 1724.

A falta de sede própria para o exercício das “obras e actos da sua obrigação, na forma dos compromissos do Reino”, galvanizou a Irmandade, liderada pelo provedor Simão Pais de Amaral, à construção da actual Igreja da Misericórdia e casa do despacho, a partir de 1721, concretizando-se, assim, um sonho antigo. A Irmandade, a partir de 1724, sedia-se na Igreja da Misericórdia. A Santa Casa da Misericórdia está na génese da acção social do concelho de Mangualde, pois a ela se deve o apoio e auxílio aos mais desfavorecidos e carenciados.

À Santa Casa da Misericórdia se deve a instalação dos primeiros cuidados de saúde, com a criação e instalação do Hospital da Misericórdia, inaugurado em 1909, obra nascida da vontade do Dr. José António de Almeida.

Em 1956 é inaugurado novo Hospital, transformado em hospital sub-regional, impulsionadopor Manuel Amaral Marques.

Construído o novo Hospital, o antigo foi demolido, dando lugar, à construção do Lar Morgado do Cruzeiro, inaugurado em 28 de Dezembro de 1975.

Nos pós 25 de Abril de 1974, o Hospital foi transformado em Centro de Saúde, para voltar à posse plena da Santa Casa como Unidade de Cuidados Continuados, a qual foi inaugurada no dia 14 de Março de 2012, com uma capacidade de 38 camas.

Já na década de 80, foi perspectivado a construção de um novo lar que depois de aprovado foi inaugurado a 30 de Abril de 1994, com o nome de Lar Nossa Senhora da Amparo.

Decorrente da necessidade de aumentar a sua capacidade de respostas sociais, no dia dezanove de Março de 2007 é criada a valência Creche (Creche “Mariazinha Lemos”), com uma capacidade de 42 crianças.

Actualmente a Santa Casa da Misericórdia é constituída pelo lar Morgado do Cruzeiro, Lar N.Sª. da Amparo, Creche Mariazinha Lemos e pela Unidade de Cuidados Continuados Integrados, com uma capacidade de resposta para cerca de 230 utentes.

O funcionamento da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde garante 140 postos de trabalho diretos.

Igreja-Misericórdia-Mangualde.jpg

 

 

3002 Survey Creator PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork
  • popAds